Um dos maiores desafios que os titulares de cartórios têm enfrentado na gestão das serventias é quanto à capacitação da equipe. A falta de qualificação dos colaboradores prejudica a imagem institucional e afeta a qualidade do serviço.
Uma equipe sem treinamentos e capacitações pode trazer diversos transtornos para o tabelionato, como, por exemplo, baixa produtividade, demora no atendimento, retrabalho de demandas, insatisfação e perda de clientes.
Por outro lado, um time bem engajado e preparado é benéfico para o cartório, principalmente por garantir que os atos jurídicos sejam realizados de forma autêntica e segura, o que é essencial para uma serventia.
Pensando nisso, neste artigo abordaremos três treinamentos indispensáveis para ter uma equipe de sucesso. Mas antes de entrarmos no assunto, falaremos brevemente sobre a importância da capacitação profissional. Acompanhe a leitura!
Capacitação profissional: porque é tão importante para empresas
A capacitação profissional é um conjunto de atividades e iniciativas que ajudam um colaborador a se aperfeiçoar profissionalmente. É importante mencionar que a capacitação é diferente da qualificação profissional, já que essa deve partir do próprio funcionário como, por exemplo, a graduação e atividades complementares.
A capacitação profissional é uma proposta que deve ser feita pela empresa para o seu funcionário. São cursos, palestras, treinamentos e workshops disponibilizados com o objetivo de capacitar o colaborador para executar sua função da melhor maneira possível.
A importância da capacitação profissional para organização está relacionada diretamente ao desenvolvimento da empresa. Ter uma equipe capacitada e qualificada melhora a produtividade, a motivação dos empregados, reduz custos com processos demissionais ou contratações de novos funcionários e é um diferencial competitivo diante dos concorrentes.
Existem diversos tipos de treinamentos organizacionais. Separamos os três essenciais que toda equipe de cartório precisa possuir. Confira:
1 – Treinamento comportamental
Treinamentos comportamentais são atividades de aperfeiçoamento das habilidades pessoais, realizadas com o objetivo de desenvolver os colaboradores emocional e psicologicamente. Esses treinamentos ajudam a identificar o perfil do funcionário e analisar o que precisa ser melhorado. Entre os temas estudados nesse tipo de capacitação estão a comunicação, trabalho em equipe, gerenciamento de tempo, habilidades de liderança, inteligência emocional, motivação e resolução de conflitos.
2 – Treinamento técnico
O trabalho de um funcionário de cartório é atuar como guardião da segurança jurídica do cidadão. Ele deve sempre estar capacitado para identificar atos ilícitos e em desconformidade legal. As novidades nas legislações do setor extrajudicial não param de surgir e, por isso, é indispensável que os profissionais sempre atualizem os seus conhecimentos jurídicos. Disponibilize capacitação técnica regularmente para os seus colaboradores, como cursos, palestras, workshops com temas voltadas para a área notarial e registral.
3 – Treinamento operacional:
A capacitação operacional é a mais importante dos três tipos citados anteriormente. Isso porque é ela que coloca em prática os ensinamentos das capacitações comportamentais e técnicas. Esse tipo de treinamento tem como objetivo otimizar o tempo e fazer com que as tarefas do dia a dia sejam realizadas com mais agilidade. A capacitação pode ser desde um curso de atendimento ao cliente ou até mesmo a operação de sistemas. Por isso, realize treinamentos periódicos sobre as novas tecnologias implementadas com seus funcionários.
Dica extra: como facilitar o dia a dia do seu cartório
A capacitação profissional é importante para manter a equipe engajada, produtiva e facilitar o dia a dia na serventia. Porém, possuir boas soluções de pagamento é fundamental para um bom gerenciamento do negócio. O cartório é um local com grande fluxo diário de pessoas, o que não permite que os funcionários percam tempo na hora da cobrança pelo serviço. Para isso, conte com a Parcela Express.
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