O script de vendas é muito eficaz para melhorar a produtividade da equipe de qualquer estabelecimento. Para os cartórios, essa estratégia comercial também pode ser bastante útil. Por isso, neste artigo, vamos dar algumas dicas de como montar um script de vendas voltado para cartórios e ajudar a serventia aumentar o faturamento de forma significativa. Vamos lá? Boa leitura!

O que é um Script de Vendas?

Script de vendas é um roteiro que serve para guiar o vendedor durante contato com potenciais clientes, seja por atendimento presencial, telefônico ou pela internet. Esse documento traz um passo a passo completo de como o vendedor deve agir para fechar um negócio. Ele ajuda a padronizar o processo e garantir qualidade no atendimento. Apesar de ser um roteiro pronto, isso não significa que um script nunca será mudado. Pelo contrário, o ideal é que ele seja sempre testado e validado para que a equipe consiga atingir resultados mais assertivos. Apesar de voltado para vendas, o Script pode ser utilizado de forma muito eficiente nos atendimentos de uma serventia.

Vantagens em utilizar um script no processo comercial

Agora que você já conhece a definição de script de vendas, veja as principais vantagens de utilizá-lo em seu cartório:

Aumenta a produtividade:

Cartórios são locais em que o volume de clientes é sempre intenso e a equipe não pode perder tempo. Nesse sentido, o script é fundamental para aumentar a produtividade dos colaboradores. Com ele em mãos, dúvidas que surgirem durante o atendimento podem ser consultadas rapidamente.

Mantêm o foco:

O script auxilia o colaborador a manter o foco da conversa sem correr o risco de se alongar demais, fazendo com que ele e o cliente percam o fio da meada. Usando o script, é possível seguir uma linha de raciocínio e foca nos principais pontos, sem esquecer de mencionar o que realmente é importante.

Comunicação clara:

Cartórios trabalham com informações complexas e importantes. Por isso, é fundamental fornecer todas as informações necessárias ao cliente antes de realizar o ato. O script ajuda a manter a comunicação mais clara e objetiva, evitando desalinhamento com os clientes, erros e reclamações.

Capacita a equipe

O script também é uma estratégia eficiente para a capacitação da sua equipe. Ele auxilia os colaboradores a ter um maior domínio sobre o serviço prestado e também ajuda o profissional a desenvolver a confiança e segurança.

4 exemplos de script para cartórios

O especialista em gestão de vendas e marketing, Thiago Concer, desenvolveu quatro modelos de script para vendas. Os roteiros foram adaptados para o segmento extrajudicial para diferentes canais de atendimento remotos, mas também podem ser utilizados para atendimentos presenciais. Veja, a seguir, alguns exemplos para você se inspirar e criar os scripts personalizados para o seu cartório:

Exemplo de canal: plataforma de autoatendimento

“Bom dia, [nome da pessoa/nome do cartório], tudo bem? Meu nome é [colocar nome do colaborador] e hoje serei o responsável pelo seu atendimento.

Acabei de conferir a sua solicitação de [colocar aqui finalidade do formulário] e para compreender melhor suas necessidades, o que acha de agendarmos uma ligação?

Alternativa 1: Sim

Alternativa 2: Não, vamos tratar por e-mail

Para alternativa 1, colocar como resposta: “Me informe seus dados de contato e agendaremos um dia e horário para seguirmos com nossa conversa.”

Para alternativa 2, responder: “Me informe por gentileza um e-mail para contato que daremos seguimento por lá.’’

Exemplo de canal: e-mail.

Olá [nome], tudo bem?

Vimos que tem interesse em nossos serviços [Colocar aqui o nome do cartório]. Sabemos como isso é importante para você e estou disposto a ajudar.

Aproveito para compartilhar com você um conteúdo sobre [colocar tema aqui], pois acredito que é o que você procura, já que ele fala sobre [resumir aqui do que o conteúdo se trata].

Ficou interessado? Clique e saiba mais [insira o link].

Agradeço sua atenção e até breve!

[Assinatura].

Exemplo de canal: ligação.

“Olá [nome da pessoa], tudo bem? Meu nome é [inserir nome do colaborador]  e recebi sua solicitação. Vi que se interessou na [descrever proposta], pode falar agora ou deseja agendar um horário para conversarmos com mais calma?’’

Caso a resposta seja que pode falar agora: montar estratégia de vendas de acordo com seu segmento e de acordo com o solicitado nas tratativas.

Caso o cliente deseje agendar um horário: ‘’Perfeito, qual seria o melhor horário para você nesta semana para uma demonstração de como funciona a nossa solução?’’

Exemplo de canal: WhatsApp Business.

Olá [nome], é muito bom ter a [nome da pessoa] com a gente.

Me chamo [nome do atendente], responsável pela área do cliente. Vou acompanhar todo processo e me certificar que tudo ocorra bem.

Mas aproveito a oportunidade para deixar o número de nossa central de atendimento, lá você consegue se comunicar com todos os nossos atendentes, tanto do financeiro quanto do departamento comercial e até mesmo suporte ao cliente.

Sigo à disposição para ajudar você a ter a melhor experiência possível em nossa serventia.

Grande abraço,

Assinatura.

Dica extra: Aumente seu faturamento com a Parcela Express!

Para aumentar o faturamento da sua serventia, mais do que bom script de vendas, o seu cartório precisa de flexibilidade no pagamento. Com a Parcela Express, tecnologia financeira exclusiva para o setor extrajudicial, ofereça para seus clientes meios de pagamentos variados e modernos, como cartão de débito, crédito com parcelamento em até 12x, boleto bancário, link de pagamento e PIX. Seu cartório pode faturar mais com a Parcela Express!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *