Transformação digital. Você, com certeza, já deve ter ouvido falar disso por aí. Mas sabe o que de fato significa? O tema nas empresas, também conhecida como jornada digital, refere-se às mudanças na estrutura das organizações, que passam a usar tecnologia para se tornarem mais modernas, melhorar o desempenho, aumentar o alcance de mercado e, principalmente, melhorar a experiência do consumidor.
Falando especificamente do segmento notarial e registral, o uso de tecnologias digitais tornaram-se obrigatórias com a publicação da Lei do Cartório Digital. Trata-se da Lei nº 14.382, fruto da Medida Provisória nº 1.085/2021, sancionada em julho de 2022, que criou o Sistema Eletrônico dos Registros Públicos (Serp).
A legislação tem como objetivo modernizar e unificar os sistemas de cartórios no Brasil. Com isso, as serventias de todas as atribuições deverão oferecer atendimento online para os usuários, além de receber e enviar atos em formato eletrônico.
A lei já está em vigor e os cartórios devem se adequar aos requisitos legais da regulamentação. Veja aqui como inserir uma estratégia simples e eficiente de transformação digital em seu cartório!
Alavancas de valor
Segundo a consultoria de tecnologia McKinsey, a jornada digital na área corporativa pode ser acionada por quatro alavancas de valor:
Modelo de negócio: refere-se às novas formas de gerenciamento e novos modelos econômicos com foco no digital.
Conectividade: engajamento em tempo real com o público através de canais de atendimento e mídias digitais.
Processos: foco na experiência do cliente, automação e agilidade nos processos organizacionais.
Analytics: implantação de uma cultura de dados para tomada de decisões estratégicas.
Práticas de gestão
No entanto, para capturar o valor criado por essas alavancas, é necessário associá-las a um conjunto de melhores práticas de gestão que abrangem quatro áreas fundamentais:
Estratégia: elabore um planejamento estratégico com iniciativas digitais para serem implementadas no cartório. Crie uma governança para fazer o acompanhamento da transformação digital na serventia.
Capacidade: estabeleça políticas, ferramentas e novas formas de trabalho com a meta de atingir o digital.
Organização: capacite os colaboradores e os novos talentos para utilizar o novo modelo de negócio. Faça a digitalização das ferramentas e processos de trabalho de uso diário.
Cultura: promova uma cultura organizacional que fomente uma maior autonomia e comunique com frequência o propósito da transformação, utilizando meios digitais e tradicionais.
Ferramentas para transformação digital
Portanto, a transformação digital consiste basicamente em levar para o cartório ferramentas tecnológicas com a missão de destacar a empresa no mercado e impulsionar os resultados. Mas quais ferramentas são essas? Confira a seguir alguns exemplos:
● Portais eletrônicos: ter presença nas redes sociais é primordial. Por isso, tenha um site, redes sociais e canais de atendimento online para o seu cartório.
● Plataforma multicanal: flexibilize as opções de contatos com sua serventia. Invista em uma plataforma multicanal com chat, telefone, e-mail, processos via robô e SMS.
● Aplicativo móvel: contar com um app exclusivo do cartório para dispositivos móveis também é um diferencial na era digital.
● Softwares: sistemas de gestão, como o ERP (Enterprise Resource Planning, ou Planejamento dos Recursos da Empresa) são essenciais para organizar todo o fluxo de trabalho e centralizar todas as informações.
● Soluções de pagamento digitais: digitalize a cobrança da serventia levando métodos de pagamentos digitais como cartão, PIX, QR Code, links de pagamentos e entre outros.
Parcela Express, a tecnologia financeira que impulsiona a transformação digital em seu cartório.
Faça o credenciamento e leve para a sua serventia os meios de pagamentos mais modernos do momento. Cartão de débito, crédito à vista ou parcelado em 12x, crédito recorrente, Pix QR Code, boleto bancário por QR Code, links de pagamento, sistema de pré captura e plataforma de cobrança independente. Além disso, é possível conectar o sistema da Parcela Express ao ERP de gestão de cartórios para automatizar todas as operações da serventia em uma única plataforma. Converse com um dos nossos consultores para saber mais sobre a tecnologia financeira exclusiva para o setor notarial e registral do Brasil que hoje já está presente em 24 estados brasileiros e em mais de 1800 serventias.