PQTA 2022: Diversidade de meios de pagamentos é um novo diferencial

Você já ouviu falar do Prêmio de Qualidade Total (PQTA)? Ele é uma certificação que atesta a competência de uma serventia na prestação de serviços para a sociedade. Dessa forma, o PQTA é considerado uma das principais certificações que um cartório pode receber, tornando-se um diferencial competitivo bastante importante no segmento extrajudicial. 

Quer saber como seu cartório pode receber essa certificação? Saiba tudo sobre o tema e veja como sua serventia pode conquistar o certificado da 18ª edição do Prêmio de Qualidade Total, que já está com as inscrições abertas e seguem até o dia 31 de agosto. Acompanhe a leitura!

Afinal, o que é uma certificação?

Antes de falarmos sobre o PQTA, vale explicar o que é uma certificação. Certificação é um documento emitido por instituições que atesta que uma empresa está adequada às legislações e padrões normativos de qualidade, meio ambiente, saúde ocupacional e segurança, entre outras. Mais do que um diferencial mercadológico, as certificações são bastante importantes, pois trazem diversos benefícios para as organizações. Entre eles, credibilidade para a marca, melhora no desempenho, redução nos custos, engajamento da equipe e aumento da satisfação do cliente. 

Atualmente, existem muitas certificações no mercado, mas as principais são as da ISO, sigla para Organização Internacional para Padronização. No Brasil, a ISO é ligada à Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e tem como foco a regulação de sistemas e produtos para garantir a qualidade em diferentes segmentos do mercado.

Certificação de qualidade para serventias 

O Prêmio de Qualidade Total (PQTA) é uma certificação exclusiva para o segmento extrajudicial. Ele é concedido pela Associação Nacional dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR) e foi criado em 2013 com o objetivo de reconhecer o trabalho dos cartórios que se destacam no cenário nacional, atendendo aos requisitos de excelência e qualidade na gestão organizacional da serventia e na prestação de serviços aos usuários.

O PQTA abrange diversas normas ISO e ABNT, além de leis e regulamentos como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e o Provimento da Corregedoria Geral da Justiça 23/2020. A avaliação é realizada por meio de auditorias que serão coordenadas de forma independente pela APCER Brasil, empresa que é referência no setor de certificação.

Na auditoria, são avaliados os seguintes requisitos: estratégia, gestão operacional, gestão de pessoas, instalações, gestão da segurança e saúde no trabalho, gestão socioambiental, gestão da informatização e do controle de dados, gestão da inovação, compliance e continuidade do negócio, que avalia as medidas adotadas pelas serventias na pandemia da Covid-19.

Categorias 

O PQTA 2022 será dividido em duas premiações: a estadual e a nacional, que  serão realizadas em um único momento e permitirão que os cartórios concorram aos dois prêmios. A premiação será definida de acordo com a pontuação que cada serventia atingir na auditoria, sendo:

a)  pontuação de 0 a 35% = Menção Honrosa

b)  pontuação de 36 a 49% = Prêmio Bronze

c)  pontuação de 50 a 84% = Prêmio Prata

d)  pontuação de 85 a 94% = Prêmio Ouro

e)  pontuação de 95 a 100% = Prêmio Diamante 

Além disso, O PQTA ainda concederá o reconhecimento destaque, o Prêmio Rubi Nacional, para os cartórios que conquistaram quatro prêmios Diamante consecutivos ou oito participações consecutivas no PQTA com evolução, incluído o resultado obtido na edição deste ano. 

Prêmio Especialidades – Edição Cartório Digital

Nesta edição, o prêmio PQTA inaugura uma nova categoria denominada de Especialidades – Edição Cartório Digital. A categoria foi criada devido às mudanças trazidas pela implantação da Lei nº 14.382/22, sancionada em junho, que determina que os tabelionatos deverão oferecer atendimento online para os usuários, além de receber e enviar atos em formato eletrônico.

O Prêmio Especialidades reconhecerá as inovações digitais das serventias. Os cartórios devem atender alguns requisitos gerais, como, por exemplo, prestação de serviços eletrônicos, sistema de informatização, acervo digitalizado e disponível para busca online, emissão de certidão eletrônica, possuir acervo feito em backups em nuvem e banco de dados externo, presença nas redes sociais e possuir canais de atendimento ao cliente por telefone e internet. 

Além disso, cada especialidade de cartório – notas, registro de títulos e documentos, e registro civil de pessoas jurídicas, protesto, registro de imóveis e registro civil – deverão ainda atender aos requisitos específicos. Os tabelionatos de notas, por exemplo, devem prestar o serviço de reconhecimento de assinatura por meio da plataforma e-Not Assina, sistema eletrônico no qual a Parcela Express é o meio de pagamento oficial. 

Parcela Express, solução de pagamento para cartórios 

Agora você já sabe que as certificações são diferenciais importantes para cartórios, pois colocam a serventia em posição de destaque diante dos concorrentes. Entretanto, outro diferencial que é imprescindível para que um tabelionato garanta a qualidade em seu serviço é possuir uma boa infraestrutura de pagamento. 

A Parcela Express é a primeira empresa de soluções de pagamento exclusivo para o segmento notarial e registral. Por meio dela, você leva para o seu cartório flexibilidade, inovação, tecnologia financeira e ainda se adequa à Lei nº 14.382/22, que determina que as serventias ofereçam para os usuários meios de pagamentos variados, incluindo parcelamento. 

Com o gateway de pagamento sua serventia pode receber por meio de cartão de débito, crédito com parcelamento em até 12x, boleto bancário, link de pagamento e PIX por QR CODE. Faça o seu credenciamento e aumente a rentabilidade do seu negócio! 

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