O uso de métodos eletrônicos de pagamento é uma prática diária para milhões de consumidores ao redor do mundo. No Brasil, por exemplo, os brasileiros realizam, em média, 127 milhões de pagamentos digitais por dia, segundo a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (ABECS). Entre as diversas opções no universo digital, o uso de cartões tem se destacado como uma das mais crescentes. No último trimestre de 2024, o setor de cartões registrou um crescimento de 10,2%, com o valor transacionado por meios eletrônicos de pagamento alcançando a marca de R$ 1 trilhão.
De acordo com a ABECS, o tíquete médio por modalidade de cartão é o seguinte: crédito: R$ 138,01 (+3,3%), débito: R$ 59,53 (-1,9%) e pré-pago: R$ 40,79 (+3,4%). Vale destacar que a maioria dos consumidores opta pelo cartão de crédito para parcelar compras, especialmente em aquisições de maior valor, como produtos ou serviços. De acordo com uma pesquisa do Datafolha, 79% dos consumidores afirmam que costumam parcelar suas compras, sendo o valor de cada parcela o fator mais relevante para a decisão.
Em relação à tendência dos cartórios, é importante destacar que, desde 2022, a Lei Federal nº 14.382 estabelece que as serventias devem oferecer métodos de pagamento eletrônicos, incluindo a opção de parcelamento. As serventias que não disponibilizam opções diversificadas de pagamento, além de estarem em desacordo com a legislação, podem estar perdendo oportunidades valiosas de crescimento financeiro.
Cinco motivos para parcelar os serviços notariais e registrais
- Ampliação do alcance do público: Oferecer o parcelamento é uma maneira eficaz de atender às necessidades de diversos perfis de consumidores. Isso inclui tanto aqueles que buscam maior flexibilidade para o pagamento de serviços pontuais, como o casamento no civil, quanto os que utilizam os serviços dos cartórios com maior frequência, como o registro de imóveis.
- Destaque entre os concorrentes: O cliente sempre procura pelo serviço que atenda às suas necessidades de forma prática e conveniente. Cartórios que oferecem opções de parcelamento se destacam entre os concorrentes, tornando-se referências em sua região e conquistando a fidelidade dos consumidores.
- Melhoria no fluxo de caixa: Embora o parcelamento represente um pagamento a prazo, ele pode garantir um fluxo de caixa mais constante a depender da solução de pagamento que a serventia escolher. Hoje, é possível vender parcelado e receber o valor de forma integral rapidamente.
- Maior satisfação e fidelização de clientes: Oferecer a possibilidade de parcelamento tende a aumentar a satisfação, resultando em um número maior de clientes fiéis, que tendem a retornar e recomendar o cartório a outras pessoas.
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É verdade que oferecer opções de parcelamento é uma oportunidade incrível para aumentar a taxa de conversão e a receita da serventia. Mas é ainda mais verdade que, se você não escolher o gateway de pagamento certo, essa oportunidade pode se transformar em um desafio, comprometendo a experiência do cliente e o fluxo de pagamentos.
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