Um oficial precisa lidar diariamente com serviços notariais, registrais e ainda precisa se preocupar em fazer uma boa gestão empresarial do seu cartório. Isso porque as serventias são empresas e, como em qualquer negócio, precisam de um excelente gerenciamento para alcançar os objetivos esperados.
É muito importante que os tabeliães, que além de oficiais também são empresários, adquiram habilidades de liderança para melhorar a gestão da sua serventia. Por isso, neste post, trazemos quatro dicas de como desenvolver habilidades de liderança e se tornar um líder de sucesso.
São dicas práticas citadas por especialistas em recursos humanos e desenvolvimento pessoal que podem ser seguidas pelo titular de cartório e por outros profissionais que exercem diferentes cargos e funções no tabelionato. Mas antes de abordarmos as dicas, vamos entender o que é liderança corporativa e seus benefícios para as organizações. Acompanhe a leitura!
Conceito de liderança corporativa
O escritor e consultor administrativo, Idalberto Chiavenato define liderança como um “processo que influencia e induz o que uma pessoa exerce sobre outras conforme a necessidade e situação, que as levam a realizar um ou mais objetivos”. Um líder é a pessoa responsável por delegar, engajar e motivar a equipe para execução de tarefas, bem como se certificar que elas estão sendo realizadas. É uma figura essencial para os níveis estratégicos, táticos e operacionais da organização. Veja algumas vantagens em ser um bom líder, segundo a consultoria Appus HR:
● Melhora a produtividade: um líder eficiente consegue orientar e motivar a sua equipe para que as ações sejam realizadas. Ele enxerga as melhores habilidades de cada colaborador e usa as competências do profissional da melhor forma possível, otimizando o fluxo de trabalho.
● Mantém a união: o líder é o ponto de conexão entre a direção da empresa e os colaboradores, trabalhando diretamente na coordenação das ações. Ele possui a capacidade de direcionar todas as atividades em prol de um objetivo comum, evitando contradições entre os interesses dos membros da equipe em relação ao todo.
● Desenvolver pessoas: nesta posição, um bom líder consegue orientar os colaboradores para desenvolver o máximo de seus potenciais e, assim, contribuir de forma mais significativa para o negócio.
Quatro dicas para ser um líder de sucesso
Agora que você entendeu o que é liderança corporativa e conhece as vantagens para o seu cartório contar com bons líderes[AM5] , confira, a seguir, quatro dicas práticas de como tornar-se um líder eficiente. Tenha em mente que o caminho para a liderança de excelência exige do profissional muito treinamento para desenvolver competências técnicas e comportamentais. Veja algumas dicas para facilitar a aprendizagem:
Identifique seu perfil de líder
O primeiro passo é identificar o seu estilo de liderança. O que você faz constantemente em relação aos seus liderados? Você é do tipo que centraliza as decisões ou dá liberdade aos colaboradores? Incentiva ou corrige mais? Compreender o seu perfil de liderança é fundamental para identificar pontos fortes e fracos, e o que precisa ser melhorado para gerar produtividade, engajamento e integração com a equipe.
Invista em conhecimento
Há diversos materiais disponíveis na internet voltados para o desenvolvimento profissional relacionado a liderança nas empresas. Invista no conhecimento sobre o tema com cursos, workshops, palestras, livros, audiobooks[AM6] , podcast e etc. E não esqueça de sempre alinhar a teoria à prática para que os conhecimentos não fiquem apenas no papel.
Foque nas atitudes
Um bom líder se destaca por suas atitudes e comportamentos. Isso porque as ações se sustentam por si só, e as palavras sem agir é algo sem validade. O líder de excelência vive o que prega. Então, dar exemplo, ser responsável, empático, confiante, coerente nas atitudes são algumas das características determinantes para se tornar um bom líder.
Aposte em inovação
Um líder precisa ter visão do futuro. Por isso, deve sempre estar a par das atualizações do mercado e capacitar sua equipe para aplicá-las na sua organização. É seu papel conhecer e levar para o seu time as inovações tecnológicas que estão sendo utilizadas no setor para facilitar os processos e otimizar o fluxo de trabalho.
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Uma liderança de excelência preocupa-se em aprimorar a gestão da sua serventia e facilitar o trabalho dos seus funcionários, com o principal objetivo de melhorar a experiência do usuário. Para isso, a liderança de sucesso aposta em soluções que vão revolucionar a coordenação do seu cartório, o que é especialidade da Parcela Express. Presente em mais de 1.700 cartórios por todo o Brasil, a Parcela Express é o primeiro gateway de pagamento exclusivo para o segmento notarial e registral. Com ela, você leva para seus clientes pagamentos modernos e digitais como link de pagamento, cartão de crédito com parcelamento em até 12x, cartão de débito, boleto bancário e Pix por QR Code.
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