Ter metas e propósitos claros é importante em qualquer plano de negócio, incluindo as organizações do setor notarial e registral. Apesar dos cartórios não serem classificados como um estabelecimento comercial por oferecerem serviços jurídicos de cunho público para a sociedade civil, o modelo de gestão de uma serventia extrajudicial funciona semelhante a de uma empresa privada.
Os cartórios também possuem diretores, colaboradores, tarefas diárias e objetivos para alcançar destaque no mercado de atuação, mas saber como alcançá-los pode ser difícil. Para ajudar você, oficial ou gestor de cartório, separamos algumas dicas sobre como definir e alcançar metas.
Acompanhe a leitura!
O que é uma meta?
Onde você deseja que o seu cartório chegue? A meta é justamente o lugar onde você deseja chegar, ou seja, o alvo que se almeja. Importante mencionar que a meta difere de objetivos, pois este refere-se às estratégias que você vai definir e fazer para atingir a sua meta final.
Passo a passo para definir as metas
Planejamento: após saber quais são seus objetivos, você precisa desenvolver um plano de como alcançá-los. Quais etapas você precisa seguir? Quem precisa se envolver? Quais recursos você precisará?
Estabeleça prazos: fazer cronogramas para suas metas ajudará a manter você e sua equipe no caminho certo. No entanto, tenha certeza de que esses prazos são realistas e alcançáveis.
Prepare a equipe: certifique-se de que todos em sua organização estejam cientes dos objetivos da empresa; isso ajudará a garantir que todos estejam trabalhando em prol da mesma meta. [AM1] Além disso, ofereça o suporte necessário para que seus colaboradores coloquem o planejamento em ação.
Atingindo as metas
Atingir as metas vai depender muito da determinação e esforço para executar o planejamento estratégico. Por isso, seja realista e trace metas que façam sentido para a realidade do seu cartório, tenha disciplina para acompanhar elas e deixe claro e transparentes para todos os colaboradores da serventia cada etapa.
Parcela Express, a solução de pagamento que ajuda no crescimento do seu cartório
Uma das principais metas dos cartórios atualmente é se inserir no digital e melhorar a gestão da serventia. A Parcela Express é uma empresa de tecnologia que oferece soluções exclusivas para o segmento notarial e registral, impulsionam a digitalização e facilitam a administração gerencial e financeira.
Diversas funcionalidades de pagamentos físicos e online, plataforma para controle financeiro que pode ser acessada pelo computador ou celular, APIs para integração do gateway em sistema de gestão, site ou central eletrônica, e muitas outras vantagens.
Quer saber mais sobre a Parcela Express? Marque uma conversa com nosso time de consultores!