Você sabia que 70% dos consumidores consideram uma empresa boa não apenas pelo seu serviço prestado, mas também pelo seu atendimento ao cliente? No entanto, parece que as organizações não têm dado a devida prioridade ao seu público. Segundo um levantamento feito pela empresa de consultoria Genesys, mais de uma em cada três pessoas consideram o atendimento ao cliente nas empresas um “aborrecimento”.

Diante desse cenário, é essencial que as empresas revejam suas estratégias de atendimento ao cliente, priorizando a qualidade, a empatia e a eficiência. Isso é especialmente relevante para as serventias extrajudiciais, que são instituições que lidam diariamente com milhares de usuários. Por isso, neste artigo, descubra como aprimorar a experiência do cliente do seu cartório em cinco passos essenciais. Confira!

Digitalização dos serviços: investir na digitalização dos serviços é essencial para aprimorar o atendimento na serventia. Isso porque a digitalização não apenas melhora a eficiência operacional, como também é mais conveniente para o usuário. Exemplos disso incluem a implementação de sistemas on-line para agendamento de serviços, emissão de documentos eletrônicos e facilitação do acesso remoto a informações cartoriais.

Agilidade no atendimento: cartórios já são vistos como lugares demorados e burocráticos pela população. Por isso, é preciso ter estratégias para agilizar filas, reduzir o tempo de espera e oferecer respostas mais rápidas para as solicitações. A dica é apostar no uso de tecnologias que aceleram o fluxo de trabalho interno, como sistemas de gestão, assinaturas eletrônicas, chatbots e inteligência artificial (IA), aplicativos móveis, entre outros.

Canais de comunicação claros: estabelecer canais de atendimento eficientes e acessíveis é fundamental. Isso pode incluir a criação de um site informativo, o uso de plataformas de mensagens instantâneas, como o WhatsApp, e-mails, telefones, entre outros. No entanto, além de existirem, esses canais precisam funcionar adequadamente e garantir que os clientes possam obter informações sobre os serviços de maneira fácil e rápida.

Atendimento personalizado: capacite sua equipe para oferecer um suporte personalizado e humanizado que atenda à demanda de cada cliente. Isso fará com que o usuário se sinta acolhido e satisfeito com o atendimento, contribuindo para uma experiência positiva.

Feedback e melhoria contínua: coletar feedback dos clientes é essencial para compreender suas percepções sobre os serviços prestados. Realize pesquisas de satisfação on-line ou utilizando outros métodos tradicionais, e questione seus clientes sobre os pontos que podem ser aprimorados na serventia. Dessa forma, o cartório poderá se aprimorar e atender às expectativas de sua clientela.

Dica extra: digitalize os meios de pagamento!

Não podemos falar em digitalização sem abordar os métodos de pagamento. Atualmente, as modalidades on-line são as mais adotadas pelos consumidores, que buscam negócios que ofereçam flexibilidade nas opções de pagamento. Se o seu cartório ainda não adotou soluções de pagamento digital, este é o momento ideal para iniciar a transição financeira da sua serventia para o ambiente digital.

Modernize o seu cartório com as opções de pagamento mais avançadas do mercado, incluindo cartão de débito, parcelamento, Pix via QR Code, boleto híbrido e com QR Code, link de pagamento, pagamento recorrente, e aproveite outras vantagens que transformarão a gestão e a experiência do cliente da sua serventia. Acesse www.parcelaexpress.com.br e conheça o gateway de pagamento exclusivo para cartórios!

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