Cinco principais ameaças à segurança da informação que os cartórios enfrentam

Saiba como proteger a sua serventia

O Brasil é um dos países que mais registrou vazamentos de dados na internet. Segundo levantamento da Surfshark, empresa especializada em tecnologia da informação, mais de oito milhões de contas foram vazadas em 2022, levando a exposição de informações sensíveis como nome, CPF, RG, número de telefone, endereço, e-mail, entre outros.

Os cartórios, uma das principais instituições que trabalham com grande volume de informações pessoais e sensíveis diariamente, devem investir intensamente em medidas de segurança cibernética para evitar que suas redes, sistemas e até dados dos usuários sejam violados.


Atualmente, as organizações em geral enfrentam diversas ameaças virtuais, incluindo malware, ataques de phishing, ataques de negação de serviço (DoS), ransomware e, também, ameaças internas.
Você sabe o que fazer para proteger sua serventia desses riscos? Neste artigo, vamos abordar o que são essas ameaças e o que fazer para manter seu cartório seguro. Acompanhe a leitura!


Ameaças digitais

Ameaças digitais são os riscos que um usuário corre no ambiente online, tais como invasões a computadores, smartphones, redes, sistemas, contas em redes sociais e entre outros dispositivos e sistemas. Os tipos mais comuns de ameaças digitais são:

Malware: são programas maliciosos que podem infectar computadores e dispositivos, levando à perda ou roubo de dados. Além disso, também podem causar interrupções no sistema e diminuir o desempenho da máquina.

Phishing: são e-mails, anúncios ou outras comunicações que parecem ser de uma fonte legítima na tentativa de induzir as vítimas a clicarem em um link ou anexo malicioso.

Ransomware: tipo de sistema mal-intencionado que bloqueia o acesso ao computador da vítima e exige dinheiro para desbloquear.

Ataques de negação de serviço (DoS): é um ataque onde o invasor tenta sobrecarregar um computador ou sistema, tornando-o indisponível para realizar qualquer tipo de função.

Ameaças internas: também existem riscos causados por fatores internos. Funcionários mal-intencionados podem vazar informações, invadir sistemas ou passar orientações para terceiros. Além disso, a falta de atenção e utilização inapropriada dos dispositivos e sistemas como, por exemplo, deixar o computador aberto sozinhos com desconhecidos podem resultar em vazamento de dados e passar despercebido.

Dicas para se proteger


Você pode proteger o seu cartório de golpes digitais e manter os dados e acessos mais seguros seguindo algumas dicas básicas. Entre elas:


● Sempre utilize solução antivírus e antimalware em seus sistemas. Mantenha seus sistemas atualizados com os patches de segurança mais recentes.
● Implemente programas de treinamento que ensine os funcionários a identificar e evitar tentativas de ataques digitais.
● Utilize soluções técnicas, como filtro e autenticação de e-mail, que podem ajudar a bloquear ou sinalizar mensagens suspeitas.
● Monitore frequentemente as redes e acessos para identificar previamente potenciais ataques.
● Esteja preparado para agir imediatamente caso sofra um ataque cibernético.
● Tenha um programa de privacidade e proteção de dados eficiente.
● Opte por fechar parcerias com prestadores de serviços que também estejam alinhados às diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e estejam certificados em proteção de dados.

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Ao escolher uma empresa adequada aos parâmetros da LGPD, você tem a confiança de que está protegido contra vazamentos de dados e ataques cibernéticos.

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