Clientes satisfeitos são fundamentais para a saúde de qualquer estabelecimento comercial. Ninguém volta ou indica para outra pessoa uma empresa onde não teve uma boa experiência, não é mesmo? Hoje em dia, a satisfação dos usuários dos cartórios se tornou uma preocupação ainda maior para os titulares das serventias. O mercado está cada vez mais competitivo e um serviço de qualidade é um diferencial diante dos concorrentes, além de ser determinante para a fidelização de novos consumidores.
Ter um ambiente agradável, agilidade no atendimento e receptividade dos funcionários são algumas estratégias que deixam os clientes ainda mais satisfeitos. Mas, na prática, como colocar isso em ação? Quais comportamentos e abordagens a equipe deve ter para melhorar o serviço de uma serventia?
É sobre esse assunto que falaremos neste artigo. Listamos cinco dicas que vão te ajudar a melhorar a satisfação do seu cliente e, com isso, aumentar a rentabilidade do seu cartório. Acompanhe a leitura!
1 – Aplique pesquisa de satisfação
Comece fazendo uma pesquisa de satisfação com os clientes para avaliar quais etapas e processos precisam melhorar. A apuração vai identificar os pontos fortes e fracos da sua serventia, ajudando a traçar ações para resolver os problemas. Essa ação pode ser feita logo após o término do atendimento ou também pode ser realizada pela internet. Você pode convidar os clientes a responderem o questionário por e-mail, telefone ou WhatsApp. A dica é elaborar perguntas estratégicas para obter respostas mais assertivas.
Veja, a seguir, alguns exemplos de perguntas:
– Como avalia o atendimento prestado pela nossa equipe?
– As informações a respeito do serviço foram repassadas de maneira clara?
– Suas dúvidas foram sanadas conforme esperado?
– Como avalia o valor investido no serviço contratado?
– Nosso serviço está abaixo, acima, ou atende às suas expectativas?
– Como avalia o tempo que o serviço levou para ser concluído?
– Em uma escala de 0 a 10, quanto nos recomendaria para um amigo ou familiar?
2 – Treine os funcionários
Equipe bem preparada é essencial para um bom desempenho de qualquer organização. Após identificar os pontos que o cartório precisa melhorar, crie estratégias e treine seus funcionários para que possam melhorar a qualidade do serviço. Ofereça capacitação para a equipe comercial sobre atendimento ao cliente, novas tecnologias implementadas e sempre faça reuniões para alinhar as demandas e escutar os feedbacks do seu pessoal. Ninguém melhor do que eles para identificar e apontar o que pode ser melhorado na rotina de trabalho.
3- Aposte em um bom script de atendimento
Script de atendimento é um roteiro que serve para guiar um atendente durante contato com os clientes. Ele ajuda a padronizar o processo e garantir qualidade no atendimento. Cartórios são locais em que o volume de usuários é sempre intenso e a equipe não pode perder tempo. Nesse sentido, o script vai ajudar a aumentar a produtividade dos colaboradores. Com ele em mãos, dúvidas que surgirem durante o atendimento podem ser consultadas rapidamente. Aqui no blog temos um artigo com o passo a passo de como criar um script de atendimento para serventias. Clique aqui para ler.
4 – Tenha a tecnologia como aliada
Utilize sistemas de gestão empresariais para otimizar os processos no cartório. Atualmente, existem diversos softwares desenvolvidos para o segmento extrajudicial. Com esse tipo de ferramenta é possível organizar documentos, automatizar as tarefas, o fluxo de caixa, gestão de clientes, entre outras funções, em uma única plataforma, diminuindo as demandas do trabalho manual e aumentando a produtividade da equipe. Outra dica bem importante é estar presente no ambiente virtual. Invista no marketing digital da sua serventia para aumentar a visibilidade e atrair maior audiência. Crie um site e contas nas principais redes sociais, como Facebook, Instagram, Twitter e Linkedin.
5 – Flexibilidade no pagamento
Flexibilize o pagamento no seu cartório. Diversificar os métodos de pagamentos torna o estabelecimento mais acessível, o que aumenta a satisfação dos clientes e, consequentemente, a rentabilidade. Fuja do tradicional e ofereça para os usuários meios de pagamentos modernos e variados, como, por exemplo, carteiras digitais, parcelamento no crédito, transferência bancária e sistemas de pagamentos instantâneos. Assim, você melhora a receita e, com certeza, deixará seus clientes muito mais satisfeitos.
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