Cartório digital: 4 passos para sua serventia se modernizar!

A Lei nº 14.382/22, também conhecida como Lei do Cartório Digital, representa uma nova era para o segmento extrajudicial brasileiro. A nova legislação criou o Sistema Eletrônico dos Registros Públicos (Serp), que tem como objetivo modernizar e unificar os sistemas de cartórios no Brasil. Com isso, todos os tabelionatos de notas, registros e protestos deverão oferecer atendimento online para os usuários, além de receber e enviar atos em formato eletrônico. Os cartórios têm até o dia 31 de janeiro de 2023 para se adequarem à lei. 

A sua serventia já está preparada para o modelo digital? Para ajudá-lo a ficar em conformidade com a legislação, veja, a seguir, 4 passos simples para começar a modernizar o seu cartório. Acompanhe a leitura!  

Afinal, o que é um cartório digital?

Cartório digital é uma plataforma onde os usuários conseguem solicitar pela internet serviços extrajudiciais como contratos, certidões de nascimento, casamento e óbito, declarações, escrituras públicas e entre outros documentos. O serviço remoto é feito com a mesma autenticidade e segurança jurídica dos atos realizados presencialmente nas serventias, mas com muito mais agilidade, eficiência e flexibilidade no atendimento. 

Os 4 passos para modernizar um cartório

1 – Esteja presente no ambiente virtual

O primeiro passo para a modernização de um empreendimento é estar presente no ambiente digital. Hoje, o primeiro contato entre o consumidor e a empresa é realizado pela internet. Por isso, possuir um endereço eletrônico é de extrema importância para a expansão de qualquer negócio. A dica é investir no marketing digital para aumentar a visibilidade do seu cartório e atrair maior audiência. Crie um site e contas nas principais redes sociais, como Facebook, Instagram, Twitter e Linkedin.

2 – Invista em softwares de gestão

Utilize sistemas de gestão empresariais para otimizar os processos no seu cartório. Atualmente, existem no mercado diversos softwares desenvolvidos para o segmento extrajudicial. Com esse tipo de ferramenta é possível organizar documentos, automatizar as tarefas, o fluxo de caixa, gestão de clientes, entre outras funções, em uma única plataforma, diminuindo as demandas do trabalho manual e aumentando a produtividade da equipe. 

3 – Capacite sua equipe

Capacite e atualize seus funcionários sobre as novas tendências do mercado. Ter uma equipe bem preparada é fundamental para um bom desempenho de qualquer organização. Faça treinamentos periódicos com seus funcionários sobre as novas tecnologias implementadas e reuniões semanais para alinhar as demandas. Todos devem saber quais são suas tarefas e responsabilidades, além disso, escute os feedbacks dos seus funcionários. Ninguém melhor do que eles para identificar e apontar o que pode ser melhorado na rotina de trabalho.

4 – Diversifique os meios de pagamentos

Diversificar as opções de pagamento no cartório se tornou uma exigência prevista na legislação. A Lei nº 14.382/22 também determina que as serventias ofereçam aos usuários métodos de pagamento  variados como, cartão de débito e crédito, boleto bancário e PIX. A medida é muito importante para as serventias, pois torna o estabelecimento mais acessível e, consequentemente, aumenta o número de vendas. 

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