ESG (sigla em inglês para ambiental, social e governança) em meios de pagamento refere-se à integração de critérios sustentáveis e responsáveis no mercado financeiro. Essa abordagem visa aprimorar o impacto ambiental, promover práticas sociais responsáveis e fortalecer a governança nas transações financeiras. Em relação ao setor notarial e registral, as boas práticas de sustentabilidade no contexto de meios de pagamento também têm um impacto significativo, influenciando no atendimento ao público e, consequentemente, no aumento da rentabilidade. Neste artigo, exploraremos a relação do ESG com os cartórios, suas vantagens e importância nas áreas de meio ambiente, sociedade e gestão corporativa. Confira!
Por que a pauta é tão importante?
O ESG está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, que compreendem 17 metas destinadas a transformar o mundo em um lugar mais justo, caracterizado por inclusão social, preservação dos recursos naturais e sustentabilidade econômica. Nesse contexto, a agenda ESG representa conjuntos de práticas orientadoras que direcionam as empresas na busca pela consecução desses objetivos até o ano de 2030.
ESG e os meios de pagamentos
Mais do que facilitar as transações financeiras, o ESG nos meios de pagamento também está relacionado com a missão de incorporar princípios éticos e sustentáveis. Isso inclui a adoção de tecnologias digitais para reduzir a utilização de recursos naturais, como papel, e promover eficiência energética, bem como oferecer soluções que proporcionem inclusão financeira e conformidade regulatória nos sistemas de pagamento.
Tendência do mercado
A agenda ESG tornou-se um tema de destaque no mercado, e os consumidores valorizam empresas e serviços que incorporam esses princípios em suas operações. Uma pesquisa realizada pela Amcham e Humanizadas mostra que, em 2023, 61% das empresas que adotam o ESG fazem isso para fortalecer a reputação no mercado, 57% para ter um impacto positivo em questões socioambientais, enquanto 40% o fazem para mitigar potenciais riscos associados a práticas não sustentáveis, promovendo a resiliência a longo prazo.
Iniciando a jornada
Para iniciar a jornada ESG na gestão financeira do cartório, é fundamental adotar medidas concretas em cada dimensão:
Governança: inicie implementando uma política anticorrupção específica para os sistemas de pagamento. Esta política deve estabelecer diretrizes claras e medidas de prevenção contra práticas corruptas, reforçando a integridade nas transações. Além disso, adote práticas que garantam a divulgação transparente e segura de informações, fortalecendo a governança financeira do cartório.
Social: para promover a inclusão financeira, concentre-se em oferecer métodos de pagamento que facilitem o acesso aos serviços cartorários. Isso pode envolver a criação de opções de pagamento acessíveis e adaptadas às necessidades específicas do público. Considere também a implementação de alternativas de pagamento à distância para atender àqueles com mobilidade reduzida, ampliando o acesso a serviços financeiros de maneira inclusiva.
Ambiental: minimize a utilização de recursos naturais e reduza a emissão de resíduos prejudiciais ao planeta. Isso pode ser alcançado pela diminuição do uso de papel em processos internos e externos, promovendo a digitalização de documentos. Além disso, avalie a implementação de práticas que contribuam para a eficiência energética e redução do impacto ambiental, alinhando-se aos princípios ESG e contribuindo para a sustentabilidade.
A parceria para evoluir com seu cartório
Dentro da lógica de ESG, a Parcela Express oferece oportunidades para cartórios e associações extrajudiciais se adaptarem às novas soluções de pagamentos. São diversas alternativas disponibilizadas, como cartão de débito, cartão de crédito em 12 vezes, boleto bancário tradicional, com QR Code e híbrido, além de link de pagamento e Pix por QR Code.
Os cartórios credenciados têm acesso à maquininha com taxas únicas e disponibilidade para as principais bandeiras de cartão e também as APIs de integração, que contribuem com a automatização de serviços em seu sistema de gestão, site ou central telefônica. Mais de 2.500 serventias espalhadas pelo Brasil têm acesso aos benefícios e às vantagens da parceria. Credencie seu cartório à Parcela Express você também!