Hoje, mais da metade dos brasileiros acessam a internet todos os dias. O Google é o primeiro lugar onde as pessoas buscam serviços ou informações antes de realizar alguma aquisição. Para se ter uma ideia, um levantamento da Math Ads, empresa especializada em gestão de mídias digitais, mostra que nove em cada dez brasileiros fazem pesquisas online antes de concluir uma compra.
É por essa razão que estar presente no ambiente digital é essencial para o crescimento de qualquer tipo de negócio. Empresas que não estão online é como se não existissem para o público e, consequentemente, não vendem. A pandemia da Covid-19 evidenciou que estar na web deixou de ser apenas uma estratégia de marketing e tornou-se uma necessidade para as empresas.
E com o segmento registral e notarial não é diferente. Com a recente publicação da Lei nº 14.382/22, conhecida como Lei do Cartório Digital, essa presença virtual ficou ainda mais indispensável para as serventias. Veja, neste artigo, quatro passos para fortalecer seu cartório digitalmente e se adequar às novas legislações. Boa leitura!
O que é presença digital?
Presença digital nada mais é do que estar na internet em sites e perfis nas redes sociais. Mas vale lembrar que esse conceito vai muito além do marketing digital. Também está ligado ao uso de tecnologias que levam o cartório para o mundo digital de verdade. Ou seja, uso de meios de pagamentos virtuais, softwares, automação, inteligência artificial e chatbots, por exemplo.
Essas ferramentas são essenciais para a modernização do negócio, otimização dos processos e, principalmente, para cativar o público, conquistando novos clientes e fidelizando os antigos. Outra vantagem de ter a sua serventia no universo da web é que você aumenta a competitividade diante dos concorrentes, tornando o seu cartório uma autoridade no segmento.
Quatro passos para fortalecer seu cartório digitalmente
Agora que você já entendeu o que é presença digital, confira quatro passos simples para levar a digitalização para a sua serventia.
1º – Invista no marketing digital
Não tem como falar de posicionamento online sem falar do marketing digital. Essa estratégia de comunicação é o primeiro passo para digitalizar uma empresa. Invista no marketing para aumentar a visibilidade do seu cartório e atrair maior audiência. Crie um site e contas nas principais mídias sociais. Mas não é só criar as páginas, elas precisam ter gerenciamento e conteúdo para trazer os resultados esperados, o que não é uma tarefa fácil. A dica é procurar uma agência especializada para realizar toda gestão da comunicação do seu cartório.
2º Utilize a tecnologia a seu favor
A Lei do Cartório Digital determina que as serventias ofereçam atendimento online. Para isso, foi criado o Sistema Eletrônico de Registros Públicos (Serp), que unifica os serviços cartoriais no Brasil. Além do Serp, o titular pode usar outras ferramentas para digitalizar sua serventia completamente, como o uso de softwares de gestão empresarial. Com esse tipo de ferramenta é possível organizar documentos, automatizar as tarefas, o fluxo de caixa, gestão de clientes, entre outras funções, em uma única plataforma, diminuindo as demandas do trabalho manual e aumentando a produtividade da equipe.
3º Aposte em plataformas especializadas
Além dos sistemas de gestão organizacionais, aposte também em plataformas especializadas em serviços cartoriais. Já comentamos sobre o Serp, mas existem diversos outros sistemas digitais que proporcionam maior agilidade, segurança e eficiência na execução dos atos notariais e registrais. Entre eles estão o e-Notariado, o Serviço de Atendimento Eletrônico Compartilhado (SAEC), o Operador Nacional do Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis (ONR), entre outros.
4º Digitalize os meios de pagamentos
Flexibilizar métodos de pagamentos é essencial para a digitalização de uma empresa. Cada vez mais o uso de dinheiro em espécie tem sido abandonado pelos consumidores. Por outro lado, as ferramentas virtuais já são as mais utilizadas por 86% dos brasileiros diariamente. Cartórios que não oferecem opções de pagamentos variados, além de estar em desconformidade com a Lei nº 14.382/2022, que também determina que as serventias ofereçam meios de pagamentos diversificados para os usuários, estão perdendo a chance de vender mais.
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