A Lei nº 14.382/22, também conhecida como Lei do Cartório Digital, representa uma nova era para o segmento extrajudicial brasileiro. A nova legislação criou o Sistema Eletrônico dos Registros Públicos (Serp), que tem como objetivo modernizar e unificar os sistemas de cartórios no Brasil. Com isso, todos os tabelionatos de notas, registros e protestos deverão oferecer atendimento online para os usuários, além de receber e enviar atos em formato eletrônico. Os cartórios têm até o dia 31 de janeiro de 2023 para se adequarem à lei.
A sua serventia já está preparada para o modelo digital? Para ajudá-lo a ficar em conformidade com a legislação, veja, a seguir, 4 passos simples para começar a modernizar o seu cartório. Acompanhe a leitura!
Afinal, o que é um cartório digital?
Cartório digital é uma plataforma onde os usuários conseguem solicitar pela internet serviços extrajudiciais como contratos, certidões de nascimento, casamento e óbito, declarações, escrituras públicas e entre outros documentos. O serviço remoto é feito com a mesma autenticidade e segurança jurídica dos atos realizados presencialmente nas serventias, mas com muito mais agilidade, eficiência e flexibilidade no atendimento.
Os 4 passos para modernizar um cartório
1 – Esteja presente no ambiente virtual
O primeiro passo para a modernização de um empreendimento é estar presente no ambiente digital. Hoje, o primeiro contato entre o consumidor e a empresa é realizado pela internet. Por isso, possuir um endereço eletrônico é de extrema importância para a expansão de qualquer negócio. A dica é investir no marketing digital para aumentar a visibilidade do seu cartório e atrair maior audiência. Crie um site e contas nas principais redes sociais, como Facebook, Instagram, Twitter e Linkedin.
2 – Invista em softwares de gestão
Utilize sistemas de gestão empresariais para otimizar os processos no seu cartório. Atualmente, existem no mercado diversos softwares desenvolvidos para o segmento extrajudicial. Com esse tipo de ferramenta é possível organizar documentos, automatizar as tarefas, o fluxo de caixa, gestão de clientes, entre outras funções, em uma única plataforma, diminuindo as demandas do trabalho manual e aumentando a produtividade da equipe.
3 – Capacite sua equipe
Capacite e atualize seus funcionários sobre as novas tendências do mercado. Ter uma equipe bem preparada é fundamental para um bom desempenho de qualquer organização. Faça treinamentos periódicos com seus funcionários sobre as novas tecnologias implementadas e reuniões semanais para alinhar as demandas. Todos devem saber quais são suas tarefas e responsabilidades, além disso, escute os feedbacks dos seus funcionários. Ninguém melhor do que eles para identificar e apontar o que pode ser melhorado na rotina de trabalho.
4 – Diversifique os meios de pagamentos
Diversificar as opções de pagamento no cartório se tornou uma exigência prevista na legislação. A Lei nº 14.382/22 também determina que as serventias ofereçam aos usuários métodos de pagamento variados como, cartão de débito e crédito, boleto bancário e PIX. A medida é muito importante para as serventias, pois torna o estabelecimento mais acessível e, consequentemente, aumenta o número de vendas.
Adapte-se com facilidade e segurança à Lei nº 14.382 com a Parcela Express
Conte com a Parcela Express para se adequar às novas legislações. Somos um gateway de pagamento exclusivo para cartórios que te ajuda a oferecer para seus clientes pagamentos modernos e digitais como link de pagamento, cartão de crédito com parcelamento em até 12x, cartão de débito, boleto bancário e Pix. Além disso, os credenciados à Parcela Express contam com outras vantagens, como maquininha grátis sem taxa de adesão ou contrato de fidelidade, suporte personalizado, plataforma interativa para acompanhar todas as movimentações financeiras em tempo real, taxas competitivas e muito mais.