Ícone do site Parcela Express

Três tipos de comunicação e como elas podem afetar a liderança

Comunicação é a ação de transmitir uma mensagem e, eventualmente, receber outra como resposta. Saber comunicar de forma correta é um dos pilares para o sucesso dos relacionamentos pessoais e, também, para a carreira profissional. Um bom líder precisa saber se comunicar com eficácia em seu local de trabalho, adequando-se à diferentes abordagens para cada objetivo que almeja alcançar.

Segundo a especialista em Comunicação e gestora de uma empresa de desenvolvimento profissional, Lilian Vieira, existem três tipos de comunicação: interesseira, interessada e interessante, que representam abordagens distintas para o diálogo.  Não é sempre que a mensagem transmitida é recebida pelo receptor da melhor forma.

Por isso, é muito importante que profissionais, especialmente os que ocupam lugares de liderança, desenvolvam habilidades para facilitar na troca de informação. Veja, a seguir, as três formas de comunicação, de acordo com a especialista.

Dicas para uma liderança com comunicação interessada e interessante

A comunicação interesseira busca apenas o benefício próprio, a interessada procura entender as necessidades dos outros e construir uma relação de empatia. Já a comunicação interessante busca, além disso, impactar o interlocutor. Um líder deve dominar as duas últimas e Lilian Vieira traz dicas de como chegar até elas:

Saiba escutar: comunicar não é apenas expor uma ideia, mas, também, saber ouvir o que as pessoas pensam e ser capaz de formular um diálogo eficiente, praticando a chamada escuta ativa. Tenha interesse no que o interlocutor diz e considere suas opiniões. E não tenha medo de fazer perguntas, caso algo não esteja claro.

 
Use e abuse da linguagem corporal: muito do que comunicamos não está nas palavras, mas, sim, na comunicação não-verbal. Para uma comunicação amistosa e respeitosa, mantenha uma postura confiante e para se mostrar aberto, sorria, faça contato visual, use gestos firmes para enfatizar o que diz e evite cruzar os braços. 
 
Esteja aberto a novas ideias: esteja disposto a aceitar e escutar opiniões, sempre focando no que é melhor para todos.

 
Planeje sua comunicação: quando for comunicar algo, planeje antes de falar para garantir uma mensagem clara. A fala deve ter início, meio e fim com todas as informações necessárias. 

Melhore a comunicação do seu cartório com a Parcela Express

Os cartórios também precisam de uma comunicação eficiente entre os seus setores para uma gestão organizada e eficaz. Pensando nisso, a Parcela Express, empresa de tecnologia financeira exclusiva para o setor notarial e registral, disponibiliza API para ser integrada aos sistemas de gestão, site ou centrais eletrônicas utilizadas pelos cartórios. Com a integração, as serventias poderão automatizar as operações administrativas e financeiras, facilitando a comunicação entre os sistemas.

Os cartórios interessados em credenciar-se na Parcela Express podem ligar no número (31) 3264-0337, mandar WhatsApp para o número (31) 99950-3615 (https://wa.me/message/V7H64Z3RNSTCO1) ou entrar em contato pelo e-mail comercialcartorio@parcelaexpress.com.br.

Sair da versão mobile