Parcela Express

Jornada phydigital: como cartórios podem aderir à nova tendência

O mundo físico está cada vez mais conectado com o virtual. A pandemia da Covid-19 impulsionou a integração entre o ambiente real com o online e transformou a maneira de consumo das pessoas. Um exemplo disso é a facilidade de comprar pelo e-commerce. Hoje é possível efetuar compras pela internet e retirar o produto na loja física, ou até mesmo fazer o contrário.

Esse novo hábito de consumo é conhecido como jornada phydigital, nova tendência do mercado que promete um crescimento exponencial em 2023. O termo é a junção da palavra físico (physical, em inglês) com digital e refere-se à ligação entre o mundo online com o material. O intuito é proporcionar uma experiência de consumo de serviços ou produtos mesclando os dois ambientes.

Será que é possível adaptar uma serventia à nova tendência? De que maneira é possível melhorar a experiência do usuário do cartório através da “fidigitalização?” As respostas para essas e outras perguntas você confere neste artigo. Boa leitura!

A digitalização nos cartórios

Não é de hoje que as serventias extrajudiciais estão inseridas no ambiente virtual. Desde os anos 2000, os cartórios vêm trabalhando para disponibilizar serviços de forma online. “Os cartórios são divididos segundo especialidades. Cada uma está relacionada a um tipo de serviço e essas especialidades já possuem a sua central eletrônica para prestar os serviços a todo Brasil”, afirma o especialista em direito notarial, Rodrigo Esperança Borba para o Portal Migalhas.

Acompanhando as tecnologias atuais e as necessidades impostas pelo mundo pós-pandemia, a Lei Federal nº 14.382, sancionada em junho de 2022, foi um fator determinante para acelerar ainda mais o processo de digitalização nos tabelionatos. Com a aprovação da legislação, a disponibilização de serviços cartoriais no formato eletrônico deixou de ser uma opção e tornou-se uma obrigação legal.

Como melhorar a experiência do usuário do cartório através da “fidigitalização”

O futuro dos cartórios do Brasil é digital e você pode melhorar a visibilidade do seu cartório no mercado apostando na jornada phydigital. Essa estratégia vai aumentar a satisfação do público, fidelizar novos clientes, fortalecer a imagem da serventia, além de ser uma forma orgânica de fazer a publicidade do tabelionato. Veja como você pode transformar a experiência do usuário do seu cartório com apenas três dicas básicas:

Integração dos canais de comunicação

Telefone, chat online, redes sociais, e-mail, WhatsApp e os demais canais de atendimento do seu cartório devem estar integrados para estabelecer uma comunicação clara e coerente para o usuário. A ideia é proporcionar um atendimento rápido e personalizado, sem que o usuário perceba diferença entre o serviço online com o presencial.

Ferramentas tecnológicas

Inteligência artificial, uso de QR Codes, aplicativos móveis e entre outras aplicações tecnológicas são aliadas para aproximar o mundo virtual com o físico. Você pode criar, por exemplo, um aplicativo para smartphone exclusivo para o seu cartório que permita a solicitação e acompanhamento dos atos jurídicos de qualquer lugar. Ou pode apostar também em usos de QR Code, que leve o usuário para ambientes online.

Flexibilidade nos meios de pagamento

Os meios de pagamento são um dos pontos mais importantes da fidigitalização. Por isso, ofereça modalidades físicas e online em seu cartório. Dessa forma, o usuário pode escolher a forma que deseja pagar pelo serviço, como cartão de débito e crédito, Pix, link de pagamento e boletos bancários. E o seu cartório não perderá nenhum cliente.

A Parcela Express, empresa de tecnologia financeira especializada no segmento notarial e registral, oferece soluções físicas e digitais que ajudam serventias extrajudiciais na digitalização. Também oferece um sistema desenvolvido exclusivamente para o segmento, onde é possível realizar a gestão financeira, emitir relatório e entre outras funcionalidades.

Outra vantagem é que a plataforma pode ser integrada ao sistema de gestão empresarial do cartório – ERP, através do fornecimento das APIs de integração. Assim, o gerenciamento do setor financeiro e administrativo podem ser realizados em um único lugar, facilitando e simplificando a administração da serventia.

Acesse o site www.parcelaexpress.com.br e saiba mais!

Sair da versão mobile