Cobrança com QR Code facilita o atendimento no cartório

O uso de QR Code tem crescido nos últimos anos. A tecnologia, criada pelos japoneses na década de 90, mas que ganhou maior relevância após a pandemia da Covid-19 diante da necessidade do distanciamento social, é vista em cardápios, produtos, supermercados, transporte público, cartões de visita e meios de pagamentos digitais.

Serventias extrajudiciais de diversas regiões do país já implementaram o código de barras bidimensional em atos praticados para consulta da validade e de seu conteúdo por parte dos usuários. A medida da Corregedoria Nacional de Justiça visa gerar mais segurança ao cidadão, uma vez que permite conferir a autenticidade do ato praticado.

O QR Code também pode ser um grande aliado dos cartórios na cobrança dos emolumentos. Segundo a consultoria Juniper Research, 35% dos brasileiros já usaram o código QR em transações financeiras. Isso porque a tecnologia traz praticidade, pois é só apontar a câmera do celular para o código e efetuar o pagamento.

Neste artigo, falaremos sobre o que é QR Code, suas vantagens e como implementá-lo nas soluções de pagamento em sua serventia. Acompanhe a leitura!

Código de resposta rápida

O QR Code, sigla para Quick Response Code (traduzido para o português, “Código de resposta rápida”) é um código de barras bidimensional, formado por um agrupamento de pequenos quadrados. A diferença do QR para o código de barras tradicional é que ele consegue escanear uma grande quantidade de informações de forma rápida. Algumas vantagens do QR Code são:

– Codificação de grande volume de informações;

– Códigos podem ser lidos por smartphones, tablets e computadores;

– Podem direcionar para a internet ou informações de um produto.

Cobranças com QR Code

Os meios de pagamentos digitais são hoje os mais utilizados pelos brasileiros. Entre eles, está o QR Code,  que é utilizado por 35% dos consumidores diariamente. Para um cartório começar a utilizar essa tecnologia, é necessário escolher opções de pagamento que aceite receber por QR Code, como maquininhas digitais ou boleto bancário. Veja como usar cada uma delas:

Maquininha: Além de passar cartão de débito e crédito, as maquininhas mais modernas também estão aceitando a funcionalidade Pix por QR Code. A confirmação do pagamento é realizada instantaneamente e a principal vantagem é que a taxa costuma ser menor do que das operações realizadas com cartão.

Boleto Bancário: Criado para substituir o código de barras tradicional, o boleto bancário com QR Code tem como diferencial a flexibilidade nas opções de pagamento. O usuário pode escolher se deseja pagar por débito, crédito ou Pix. Dependendo da modalidade, o tempo de compensação do boleto, que geralmente demora três dias úteis, é reduzido para segundos.

E quais são as vantagens de implementar o QR Code no seu cartório? Confira!

  • Economia: A redução de custos é uma das vantagens do QR Code porque possui taxas menores do que as cobranças feitas com o cartão.
  • Agilidade: Apostar no uso de QR Code torna o atendimento mais ágil reduzindo o tempo de espera dos usuários.
  • Praticidade: Não precisa de cartão para efetuar o pagamento, é só usar a câmera do celular ou tablet para ler o código e pronto!
  • Segurança: O usuário tem total controle da operação e não precisa passar nenhuma informação pessoal para ninguém.

Com a Parcela Express, a sua serventia pode cobrar por QR Code no Pix e boleto bancário. Além de receber o valor do serviço, sem nenhum desconto, no primeiro dia útil seguinte. Flexibilize os meios de pagamento em seu cartório com a solução financeira exclusiva para o segmento notarial e registral do Brasil. Os cartórios interessados em credenciar-se à Parcela Express podem ligar no número (31) 3264-0337, mandar WhatsApp para o número (31) 99950-3615 (https://wa.link/cj0uie) ou entrar em contato pelo e-mail comercialcartorio@parcelaexpress.com.br.

Comece a receber com o Parcela Express agora